sexta-feira, 2 de março de 2018

Conferencia em 28 de fevereiro de 2018 na O.Engenheiros - 1




se não se desenvolver a rede ferroviária interoperável com a Europa será o  transporte marítimo  alternativa ao transporte rodoviário, menos eficiente energeticamente e mais poluidor


uma forma divertida de abordar o conceito de interoperabilidade (qualquer comboio da Europa poderá circular na rede de bitola UIC portuguesa); notar que a foto do comboio monocarril é real (equilibrio assegurado por giroscópio interno)





Custo teórico do transporte em centimos por  ton.km

ferroviário bitola UIC                    1,2 cent/ton-km
ferroviário bitola ibérica                1,67
camião elétrico c/reb.3 eixos         2,29
megacamião                                   3,47

camião c/reb.3 eixos                      4,17

             cálculo da energia primária consumida para o transporte de                        1 ton-km e multiplicação pelo fator empírico 7 que relaciona                        os custos totais operacionais com os custos de energia;                                  amortizações excluidas)




Referências de “Esboço de estudo comparativo de custos de         
                   transporte de mercadorias” :

Apresentação em powerpoint :

Texto completo:

Quadros  Excel com cálculos justificativos  em  : 
  
Regulamento 1315/2013 :

Regulamento 1316/2013 : 

Plano estratégico de infraestruturas e transporte de Espanha : 

Texto de Daniel Gros :

Atrasos do Portugal 2020 :

Política contra a “ilha energética” :

Comboio DB Schenker para a Alemanha : 

Parecer de Alfredo Marvão Pereira :

Cimeira franco-espanhola de 2017-09-04  :

Penalização do transporte rodoviário em França:

Linha de alta velocidade Madrid-fronteira portuguesa : 

Protestos da Extremadura por melhores ligações ferroviárias :

Comboios  holandeses movidos por energia sustentável:

Projeto do tunel do Báltico Helsinquia-Talin :
                                                             
Compromisso do governo português em outubro de 2013 :

Posição oficial da Infraestruturas de Portugal :  

Posição oficial do governo :

Estudo do Instituto Fraunhofer sobre a rede transeuropeia de transportes :  

Auditoria do Tribunal de Contas Europeu sobre o transporte ferroviário de mercadorias:  

Siim Kallas, ex vice-presidente da Comissão Europeia :
discurso Building a competitive future for Europe’s ports, outubro de 2013 – “ports must be seen in a pan-European context not a national one” :
discurso na European Rail Freight Association, abril de 2014 – O futuro do transporte de mercadorias na UE – “better connections with ports and better service quality through the entire logistical chain” :

Entrevista de Violeta Bulc ao Cinco Dias/El Pais e ao Expresso :

INE.Estatística dos transportes em 2015 :

Equação do movimento dos comboios, resistência ao movimento:

Custos externos do transporte de mercadorias : 

Repartição de custos no transporte de mercadorias :  

Cálculo da capacidade de uma linha de via única :

Cálculo de juros e financiamento :

Críticas à rede ferroviária existente pelo Atlantic Rail Freight Corridor Observatory de Novembro de 2017 :

“Perdemos a capacidade de ver o mundo grande...ficamos fechados no nosso mercado pequeno” – António Pedroso :
“O que é hoje determinante é ... audácia, ousadia, a capacidade de associar conhecimento à política industrial e ao sistema financeiro... Ou queremos aguardar que outros surfem esta onda e nós vamos atrás?” – Jorge Moreira da Silva :






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