se não se desenvolver a rede ferroviária interoperável com a Europa será o transporte marítimo alternativa ao transporte rodoviário, menos eficiente energeticamente e mais poluidor |
Custo
teórico do transporte em centimos por
ton.km
ferroviário
bitola UIC 1,2 cent/ton-km
ferroviário
bitola ibérica 1,67
camião
elétrico c/reb.3 eixos 2,29
megacamião 3,47
camião
c/reb.3 eixos 4,17
cálculo da energia primária consumida para o transporte de 1 ton-km e multiplicação pelo fator empírico 7 que relaciona os custos totais operacionais com os custos de energia; amortizações excluidas)
cálculo da energia primária consumida para o transporte de 1 ton-km e multiplicação pelo fator empírico 7 que relaciona os custos totais operacionais com os custos de energia; amortizações excluidas)
Referências
de “Esboço de estudo comparativo de custos de
transporte de mercadorias” :
Apresentação em
powerpoint :
Texto completo:
Quadros Excel
com cálculos justificativos em :
Regulamento 1315/2013 :
Regulamento 1316/2013 :
Plano estratégico de infraestruturas
e transporte de Espanha :
Texto de Daniel Gros :
Atrasos do Portugal 2020 :
Política contra a “ilha energética” :
Comboio DB Schenker para a Alemanha :
Parecer de Alfredo Marvão Pereira :
Cimeira franco-espanhola de 2017-09-04 :
Penalização do transporte rodoviário em França:
Linha de alta velocidade Madrid-fronteira portuguesa :
Protestos da Extremadura por melhores ligações
ferroviárias :
Comboios holandeses movidos por energia sustentável:
Projeto do tunel do Báltico
Helsinquia-Talin :
Compromisso do governo português em outubro
de 2013 :
Posição oficial da Infraestruturas de Portugal :
Posição oficial do governo :
Estudo do Instituto Fraunhofer sobre a rede
transeuropeia de transportes :
Auditoria do Tribunal de Contas Europeu sobre o
transporte ferroviário de mercadorias:
Siim Kallas, ex vice-presidente da Comissão Europeia :
discurso Building a competitive future for Europe’s
ports, outubro de 2013 – “ports must be seen in a pan-European context not a
national one” :
discurso na European Rail Freight Association, abril
de 2014 – O futuro do transporte de mercadorias na UE – “better connections with
ports and better service quality through the entire logistical chain” :
Entrevista de Violeta Bulc ao Cinco Dias/El Pais e ao
Expresso :
INE.Estatística dos transportes em 2015 :
Equação do movimento dos comboios, resistência ao
movimento:
Custos externos do transporte de mercadorias :
Repartição de custos no transporte de
mercadorias :
Cálculo da capacidade de uma linha de via única :
Cálculo de juros e financiamento :
Críticas à rede ferroviária existente pelo Atlantic
Rail Freight Corridor Observatory de Novembro de 2017 :
“Perdemos
a capacidade de ver o mundo grande...ficamos fechados no nosso mercado pequeno”
– António Pedroso :
“O
que é hoje determinante é ... audácia, ousadia, a capacidade de associar
conhecimento à política industrial e ao sistema financeiro... Ou queremos
aguardar que outros surfem esta onda e nós vamos atrás?” – Jorge Moreira da
Silva :
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