Perante o problema da diferença de bitolas entre a ferrovia chinesa (1435) e a russa (1520 mm), o fabricante CRRC está a desenvolver uma comboio com bogies de eixos variáveis para velocidades até 400 km/h.
Como referido no artigo, os comboios de fabrico espanhol, para funcionamento com as bitolas 1668 mm e 1435 mm estão homologados até 250 km/h.
Desconheço neste momento se o desenvolvimento tambem se vai estender aos comboios de mercadorias, considerando o interesse das ligações da nova rota da seda.
Dada a pequena diferença entre bitolas, não são possíveis as soluções de travessas para 3 carris ou para 4 fixações (polivalentes) . Se se optasse por uma solução nas infraestruturas o mais simples serão as vias embricadas (um dos carris de uma das bitolas colocado mais ou menos a meio entre os dois carris da outra bitola) com o inconveniente da alargar a plataforma e duplicar a catenária. No entanto, poderá ser uma solução a considerar se a maior parte do percurso for em viaduto e portanto com via betonada.
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