É muito meritória a preocupação do jornalista Carlos Cipriano no tratamento de temas ferroviários. A leitura do livro https://www.ffms.pt/publicacoes/detalhe/2051/guardas-de-passagem-de-nivel ajudará a compreender o interese e carinho com que o autor trata esses temas.
Apenas lamento que seja um defensor da exclusividade da bitola ibérica a curto e médio prazo. Não crê que a ligação à Europa alémPirineus em bitola UIC seja possível antes de 3 ou 4 décadas, e infelizmente não batalha para que seja encurtado o prazo, em cumprimento das diretivas comunitárias.
Mas têm muito interesse os seus artigos.
1 - O comboio para Liubliana
É uma ideia interessante, assinalar a transição da presidencia do Conselho da União Europeia no ano internacional da ferrovia. O governo português não verá problema na diferença de bitolas entre Lisboa e Liubliana. Dirá que com comboios de eixos variáveis (a disponiblizar pela RENFE) ou de eixos intermutáveis (a construir urgentemente) , os passageiros e os materiais para debate ou exposição previstos não necessitarão de transbordo em Madrid. E perder-se-á então uma boa oportunidade de mostrar à Comissão Europeia a urgente necessidade de mudança da politica ferroviária do governo português e da sua assessoria da IP, que defende a exclusividade a médio prazo da bitola ibérica. Talvez seguir a sugestão da senhora ministra da Coesão(?) , e irem todos de avião de Lisboa para Madrid, que já tem bitola europeia, enquanto os materiais podem seguir de camião. À boa maneira portuguesa, alguma solução se há-de arranjar. Mas não será boa.
2 - Ligações ferroviárias aos aeroportos de Faro e do Porto
https://www.publico.pt/2021/01/11/local/noticia/comboio-chegar-aeroportos-faro-porto-1945565
Em princípio, a solução ideal será a estação de um aeroporto estar integrada numa linha principal, sendo portanto uma estação de passagem. Poderá também ser a estação terminal dessa linha mas não parecerá boa solução como ramal "cul de sac" em talão relativamente à linha principal.
Não estando integrada na linha principal deverá o aeroporto estar ligado a uma estação da linha principal através dum "people mover" ou metro se a distancia for superior a 5 km.
Junto 3 hipóteses alternativas à da IP.
Embora a prática corrente seja o secretismo no estudo das soluções e a apresentação de uma solução no fim de um processo de desenvolvimento do estudo, assinala-se que devem ser estudadas e dada a possibilidade a qualquer cidadão, nos termos da própria Constituição (art.48º.2) de acompanhar a evolução do estudo e a pronunciar-se sobre as propostas. Inclusivé pelas razóes de transparencia defendidas pela UE deve ser alterado o procedimento habitual, publicndo-se as análises comparativas de custo-benefício das variantes.
Neste caso do aeroporto de Faro, a envolvente exige a construção em viaduto com fundações de estacas e a solução da IP tem o inconveniente da estação do aeroporto não ser de passagem. Dado que uma intervenção destas condiciona o futuro (a prever a ampliação do porto de mar), será caso para considerar o abandono da estação atual de Faro e o troço junto da doca e das muralhas.
Em resumo, trata-se de um assunto a merecer debate público.
Hipótese 1 – abandono da estação de Faro e do troço da doca e muralhas; 3) nova estação de Faro em Bom João; 1) terminal de combustíveis; 2) estação Aeroporto |
Hipótese 2 – estação terminal no aeroporto |
Hipótese 3 – 1) people
mover entre o aeroporto e a estação de Faro; 2) ramal para o terminal de
combustíveis |
Hipótese IP - concordância a norte da estação de Faro |
3 - Acusação da Allrail de procedimento anti-concorrencial do governo português
A Allrail é a associação de operadores ferroviários privados de transporte de passageiros e de bilhética. Tem 12 membros, de que se destacam a Transdev, a Ilsa, a Stagecoach. PTinham publicado em 11 de janeiro um comunicado com o teor que a noticia retomou. É uma manifestação de interesse em explorar o mercado português, como brevemente acontecerá em Espanha, mas o pricipal obstáculo não será a proteção do governo português à CP, ou aos operadores privados de mercadorias em exercício, porque a própria legislação comunitária salvaguarda o equilíbrio financeiro do operador incumbente. A principal razão é a condição deplorável em que se encontra a infraestrutura da rede nacional, como publicamente a própria Medway tem denunciado, e a sua incompatibilidade com os padrões da interoperabilidade que dificultam o fornecimento de material circulante.
Mas é uma tomada de posição importante, chamando a atenção para a necessidade de mudar a política ferroviária oficial.
4 - Ausencia em Lisboa de ligações ferroviárias internacionais
Este é um exemplo da decadência do serviço ferroviário português. Desde março de 2020 que não há ligação ferroviária direta a Madrid. Neste artigo há uma pequena omissão: embora Talin esteja ligada a Vilnius com transbordo na fronteira (como Atenas relativamente a Sofia), existe uma ligação direta de Talin a S.Petersbourg.
5 - Abaixo assinado pela retoma do Sud e do Lusitania
Este é mais um exemplo da decadência. Na sequência deste abaixo assinado o senhor ministro das infraestruturas respondeu em videoconferencia a uma eurodeputada que decorriam os trabalhos de execução da ligação em alta velocidade de Lisboa a Madrid, e que estaria concluida em dezembro de 2023. Julgo que se referia à ligação Evora Norte-Caia, que permitirá em vi unica e bitola ibérica, encurtar a ligação a Madrid, mas em que apenas naquele troço será possivel a alta velocidade (em linhas pré existentes, considera-se alta velocidade 200 km/h; em linhas novas 250 km/h). São declarações que escondem a realidade do incumprimento do regulamento 1315/2013 da parte portuguesa da rede ferroviária transeuropeia TEN-T de alta velocidade e tráfego também de mercadorias.
Declarações do ministro:
Acordo de 4 operadores para desenvolver os comboios noturnos:
Ver nos diapositivos 14 e 15 exemplos de personal rapid transit e de people mover
PS em 10 fevereiro de 2021 - no seguimento de sugestão de amável colega, junto reformulação da hipótese 3, com alimentação de combustível através de pipeline desde a estação de Parque das Cidades até ao Aeroporto (6,7 km) e e com uma rede básica de tram-train ou LRT
Prezado Fernando
ResponderEliminarÓptimas observações estas suas, de um "bitoleiro" , para um "fóssil" que publicita a "voz do dono", na defesa cega da remanescente rede bicentenária de bitola ibérica, criada no séc. XIX.
Caro Fernando,
ResponderEliminarSubscrevo inteiramente todos estes teus comentários.
Receio, porém, que, se os "iluminados" ministros que temos tido continuarem no poleiro por muito mais tempo, já não haja o menor remédio. De pior país europeu não passaremos e aí ficaremos eternamente, seja como colónia espanhola seja como exemplar bastião dos monopólios intocáveis. O Diabo que escolha a "melhor" solução.