sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Discussão sobre a bitola depois da carta para a comissária Europeia dos Transportes - agosto de 2020

 


Básicamente há duas posições sobre a questão da bitola (ou melhor, sobre os parâmetros de interoperabilidade que autorizam os comboios a circular sem interrupção em toda a União Europeia: alimentação de 25 kV, comboios de mercadorias de 740 m, ERTMS ou sistema de controle por comunicações bidirecionais via-comboio, e bitola de 1435 mm):

1 - A posição do governo português e da IP que pretende ir modernizando a rede existente de bitola ibérica ou construir alguns acrescentos como Évora-Elvas, sem investir em linhas de bitola UIC de 1435 mm . Argumentos:

- poupar o investimento em linhas novas de bitola UIC

- ser possível o transporte internacional de mercadorias com bitola ibérica com recurso a

transporte até plataformas logísticas espanholas em Espanha, perto da fronteira, para distribuição por Espanha ou transporte em bitola ibérica até Irun ( ou plataforma logística de Vitoria com previsão de ligação a França por bitola UIC em 2023) ou Barcelona para transbordo e seguimento para o resto da Europa em comboios de bitola UIC . O transbordo é feito normalmente por pórticos que transferem os contentores de um comboio para outro. Existe um método alternativo em uso na fronteira chino-russa que consiste na suspensão do vagão e mudança dos bogies.

- ser possível o transporte internacional de mercadorias com bitola ibérica com recurso a

utilização de vagões com eixos variáveis, com mudança automática a baixa velocidade da distancia entre as rodas em instalações específicas. Solução em fase final de homologação em Espanha

- construção dos novos troços de ligação a Espanha, como Évora-Elvas, com travessas polivalentes que numa primeira fase têm os carris conforme a bitola ibérica e numa segunda fase após mudança das fixações dos carris conforme a bitola UIC. Objetivo:  mudar  bitola das linhas para Espanha em sincronia com a chegada da bitola UC à fronteira portuguesa

- ser possível o transporte internacional de passageiros com bitola ibérica com recurso a comboios de eixos variáveis, solução praticada já em Espanha

2 - A posição do grupo de 29 subscritores da carta para a Comissária Europeia de Transportes que, sem pretender alterar a bitola da rede existente, defende o cumprimento dos documentos da Comissão Europeia relativos à rede transeuropeia de transportes:  White Paper de 2011, regulamentos 1315/2013 (redes TEN-T) e 1316/2013 (CEF) , e tratado de funcionamento da UE (artigos 170 a 172). O objetivo é ter o mapa da rede “core” com as novas linhas do corredor Atlantico para tráfego misto (passageiros e mercadorias) concluídas até 2030 com satisfação de todos os parâmetros da interoperabilidade. Linhas componentes do mapa, par as quais existe financiamento comunitário mediante elaboração dos projetos e análises de custos-beneficios:

- Sines-Lisboa-Porto-Leixões

-Sines/Lisboa-Poceirão-Caia-Madrid

- Aveiro-Mangualde-Almeida-Salamanca

 

Argumentos do grupo:

- apesar da pandemia, o valor dos bens exportados por todos os modos para França e Alemanha juntas continua a ser superior ao valor dos bens exportados para Espanha, sendo zero por ferrovia Isto sugere o desenvolvimento das ligações ferroviárias à Europa além Pirineus em bitola UIC e a reconversão das empresas de camionagem, aliás alvo de cada vez mais restrições ambientais, nomeadamente com recurso ao transporte de camiões ou reboques em comboios.

- o investimento em novas linhas de bitola UIC ( para o qual há financiamento comunitário) será parcialmente compensado pela poupança energética do transporte devido a menores pendentes e curvas comparativamente com as linhas existentes

- igualmente haverá poupança de tempo e custos por se evitar o transbordo (rotura de carga), o qual exige dois comboios em vez de um

- os inconvenientes dos eixos variáveis no transporte de mercadorias são o preço mais elevado dos vagões, maior peso (menor carga útil comparativamente) e necessidade de envio de equipa técnica no caso de avaria em país distante

- os eixos variáveis são específicos de poucos fabricantes , constituindo por isso uma limitação para a maioria dos operadores por encarecer o transporte. De acordo com os próprios fabricantes, o objetivo dos eixos variáveis, tal como as travessas de 3 fixações (contrariamente às travessas polivalentes, permitem a utilização por comboios de bitola fixa ibérica e comboios de bitola fixa UIC), é o de viabilizar períodos de transição entre troços de bitola ibérica para bitola UIC (por exemplo, o proposto troço novo Porto-Soure para a linha do norte poderia ser construído com bitola UIC, passando os comboios do troço novo para o troço existente de bitola ibérica enquanto a linha nova não fosse concluida)

- soluções transitórias como os eixos variáveis, as travessas de 3 fixações e as travessas polivalentes são utilizadas em Espanha como recursos no período de transição. Espanha não só desenvolveu a rede de passageiros de alta velocidade como está desenvolvendo linhas de bitola UIC para tráfego misto, funcionando já a ligação em bitola UIC de Barcelona para França, prevendo-se de Vitória para França em 2023 e de Valencia para França em 2026.

 

Conclusão: Critica-se pois o governo português por não coordenar com Espanha o planeamento das ligações ferroviárias à Europa além Pirineus para potenciar as exportações.  

A própria CE já criticou em 2020 os governos português e espanhol por não coordenarem o avanço do corredor Atlantico integrado nas redes TEN-T/CEF.

O Tribunal de Contas Europeu (European Court of Auditors) desde 2016 que vem criticando os governos que não promovem com eficácia o transporte ferroviário.

Portugal, que já tem um processo de infração por incumprimento de regras de segurança ferroviária, arrisca-se assim a novo processo.

Critica-se também a apresentação das travessas polivalentes como solução de fácil transição, quando o facto do troço Évora-Elvas estar em via única, contrariamente ao que a ADIF espanhola fez na linha de Badajoz, condicionará gravemente a transição para a bitola UIC (estimativa de 1 km/dia).




Mais informação:

https://manifestoferrovia.blogspot.com/2020/06/a-discussao-bitola-iberica-bitola-uic.html

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