Em 3 de setembro de 2020 foi recebida a resposta da DG MOVE em nome da comissária Adina Valean à carta enviada em 30 de julho (ver
https://manifestoferrovia.blogspot.com/2020/08/carta-para-comissaria-europeia-de.html )
De assinalar
que não foi respondida a questão da certificação como interoperável da bitola
ibérica e que se trata de uma resposta diplomática.
Por um lado afirma a intenção de cumprir o plano das redes
transeuropeias TEN-T em bitola UIC ( “The new rail lines which
are or will be constructed and the rail lines which are or will be upgraded on
that Corridor by 2030 … are creating a UIC gauge rail network in
Portugal”), o que a realidade não confirma dada a inexistência de projetos
e de um plano coordenado Portugal-Espanha-França.
Por outro lado invoca os velhos argumentos
do governo português que não é desejável a transição de toda a rede ibérica
existente para UIC (mas que ninguém propôs) e que existem outros parâmetros de
interoperabilidade mais importantes, como se a interoperabilidade não fosse um
bloco.
Invocam-se ainda as soluções vocacionadas
para o período de desenvolvimento das redes UIC, como sejam as travessas
polivalentes e de três carris, e os eixos variáveis para passageiros e para
mercadorias, reconhecidamente não recomendáveis para longas distancias.
Preocupante, por omitir qualquer
calendarização, é o espírito desculpabilizante e contemporizador com a politica
do governo português embora pretextando uma cooperação internacional que não se
vislumbra (“high degree of dedication from both the Portuguese and Spanish
Governments and Infrastructure Managers”).
Num momento em que se aguarda do governo português a clarificação, mediante debate público e na Assembleia da Republica, do programa de recuperação e do plano PNI2030 a submeter aos apoios comunitários, verifica-se que a discussão sobre este tema deve prosseguir, embora sem nenhuns indícios de mudança de política oficial, pese embora a urgência face ao atraso do corredor atlântico interoperável relativamente a 2030 .
Eis a resposta da DG MOVE:
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